SOBRE NÓS
Estatuto Social - agora somos o INSTITUTO QUILOMBO GBESA - IQG
Com início em 2020, o Quilombo GBESA firma sua responsabilidade e compromisso no acesso à educação afroperspectivada, apontando novos direcionamos às suas práticas pedagógicas. A proposta nasce de uma mobilização coletiva, sem fins lucrativos, idealizada e construída durante a pandemia da COVID-19 por pessoas negras.
Sua continuidade marca processos de mudanças importantes no ingresso de jovens e adultos no Ensino Superior, em diversos pré-vestibulares do país. Inicialmente, o projeto tinha como objetivo alcançar estudantes e egressos do ensino público, através de plataformas digitais, de forma gratuita. Nesse período, a organização passou a atender também outras demandas que seguem ancoradas em projetos formativos presenciais e virtuais, com recursos de editais, além de fortalecer processos de qualificação para profissionais que estão no contexto do ensino, da arte, pesquisa e cultura afro.
Com uma equipe plural de colaboradores, a rede conta com professores(as), psicólogos(as), produtores(as) culturais e comunicadores(as) negros(as). Seu impacto social abrange a promoção de ações no campo da educação, cultura e valorização de múltiplas identidades. Por isso, apontamos para a potencialização das nossas atividades, por meio das Leis 10.639/03 e 11.645/08, na tentativa de visibilizar as contribuições negro-africanas e indígenas no mundo.
O INSTITUTO EDUCACIONAL GBESA chega com um conjunto de conhecimentos, princípios e pressupostos históricos para permanência de públicas públicas afirmativas para crianças, jovens e adultos, para além das mediações tecnológicas. Sendo assim, já realizou projetos presencias que buscam fortalecer não só encontros formativos gratuitos on-line, mas também a articulação multidisciplinar em escolas públicas em regiões da periferia em Salvador/Bahia, onde fica sua sede.
Nosso esforço está pautado na percepção integrada às políticas afirmativas elaboradas pelos Movimentos Negros, que possui um caminho sólido na luta e garantia de direitos para a população negra e indígenas no país. Nesse sentido, nos localizamos no enfretamento às violências institucionais, com atenção às problemáticas étnicorraciais, econômicas, sociais, de gênero, sexualidades e territorialidades precarizadas. Portanto, afirmamos nosso papel na defesa dos Direitos Humanos e no protagonismo de pessoas de origem negroafricana e indígena no fortalecimento das instituições de ensino público e privado.
Seguiremos firmes no acolhimento daqueles/as que não esperam pelos sonhos, alimentamo-os com possibilidade no presente, pois já somos o futuro!
EQUIPE DE COORDENAÇÃO
ANDERSON GAVIÃO
Coordenador Geral
CARLA NOGUEIRA
Coordenadora Pedagógica
DANIELE SOUZA
Coordenadora Espaço Ubuntu
Homem negro, capoeirista, artista, arte educadora, Graduando em Fisioterapia, produtor cultural e gestor, com foco de atuação na realização de projetos voltados para divulgação, preservação e promoção da democratização do acesso aos bens culturais afro-brasileiros. É co-idealizador e coordenador geral do Quilombo Educacional Gbesa, co-idealizador do coletivo Emoriô Projetos Culturais, idealizador e gestor da empresa Ara Aiyê, produtor e
coordenador de projetos do Coletivo Pico Preto.
Mulher negra, mãe, educadora, pesquisadora, candoblecista, doutoranda pelo Programa
Multidisciplinar em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com
atuação no Grupo de Pesquisa: Memória e Identidade - Territórios e Identidades na
Contemporaneidade. Mestrado em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da
Bahia (UNEB). Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com ênfase nas Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Atualmente, pesquisa a comunidade de candomblé do Terreiro Bate Folha: as narrativas, memórias e histórias que emergem desse espaço centenário de resistência e mantenedor da tradição Congo-Angola na Bahia. Experiência na área de: pesquisa em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, ensino de língua portuguesa, redação e literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: literaturas angolana e moçambicana e estudos de Cultura.
Atriz, arte educadora e Licencianda em Artes Cênicas, doula, produtora e roteirista no Coletivo Audiovisual Ouriçado Produções. Atualmente Assessora Geral no Centro de Formação em Artes da FUNCEB, atua na Coordenação e mediação de aprendizados no Quilombo Educacional Gbesa.
MARIA LÍVIA FERREIRA
Coordenadora Pedagógica
ELTON BERNARDO DOS SANTOS
Coordenadora Pedagógico
Coordenadora Pedagógica no Quilombo Educacional Gbesa, licenciada e bacharel em
Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pedagoga pela Faculdade de Ciências
da Bahia. Especialista em Educação com Ênfase em Gênero e Direitos Humanos pela UFBA. Atualmente, faz especialização em Psicopedagogia e Educação Especial pela Faculdade Única e em Mídias na Educação pela Universidade do Sudoeste da Bahia. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenadora Pedagógica pela Rede Estadual de Educação da Bahia, professora voluntária
no curso pré-vestibular Quilombo Educacional Gbesa e pré-vestibular Jenipapo Urucum. Além disso, atua como pesquisadora das temáticas relacionadas à construção das
identidades e produção do espaço urbano.
Coordenador Pedagógico no Quilombo Educacional Gbesa, licenciado em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor de Química da educação básica, no
pré-vestibular Quilombo Educacional Gbesa e no Pré-vestibular Jenipapo Urucun.
Mestrando em Ensino de Química pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências - UFBA/UEFS. Pesquisa a interseccionalidade entre raça e gênero implicados nas identidades e performances docentes, educação para as relações étnico-raciais e educação em
afro-perspectivas.
EQUIPE DE COMUNICAÇÃO
ANDERSON GAVIÃO
Diretor de comunicações e mídia social
GABRIEL RODRIGUES
Pesquisador afrocêntrico, poeta e redator.
ALINE CAROLINA
Design e diretora de arte
Comunicador, produtor, gestor cultural, artista da dança, capoeirista, coordenador de
projetos de comunicação nos Coletivos Emoriô e Pico Preto. Além de Co-idealizador e
coordenador geral do Quilombo
Educacional Gbesa.
Pesquisador quilombista, poeta e redator.
Graduada em direção de arte, colabora como design no Quilombo Educacional Gbesa.
INAÍRA MENESES
Web designer
ALÊ PRATES
Design
Publicitária e Produtora Cultural. Atuação como produtora executiva no Coletivo Pico Preto desde 2016. Empreendedora da Beloro Comunicação, atua prestando serviços de comunicação como gestão de redes sociais e atualmente é produtora executiva da PrasCabeças Produtora.
Design gráfico, há 20 anos, graduado em Desenho Industrial na Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em Marketing e Publicidade Digital na Faculdade 2 de Julho. Atualmente, é pós-graduando em História e Contemporaneidade na UFRB.